El gran casino europeo from ATTAC.TV on Vimeo.
28/06/11
Destaques
Não há democracia com fome e miséria; não há democracia sem as pessoas possuírem um nível de vida digno.
Não é possível manter o Estado Social; os mais jovens têm de saber que não vão ter uma pensão de reforma suficiente para viver.
Os optimistas que andam por aí, são de conversa, não possuem fundamento cientifico.
Se a economia continuar neste nível, a curto prazo ainda tem de se diminuir mais os salários dos funcionários públicos, as pensões de reforma, os subsídios sociais.
O sistema legal está construído para não apanhar corruptos, por isso é que nunca foi apanhado nenhum.
Entrevista a Medina Carreira, TVI24, jornal das 22h
21/06/11
Reflexão sobre a condição e natureza humana
20/06/11
19/06/11
17/06/11
Análise global
Num país que não é independente, em que é implicitamente governado por instituições estrangeiras, é indiferente quem é ministro. O modelo de governação obedece ao sistema capitalista de economia de mercado, com índole neoliberal, e portanto, todos deviam saber que, quer fosse o Sócrates ou o Passos Coelho, o sistema sócio-económico de governação seria o mesmo (aliás, 42% dos votantes assim manifestaram essa indiferença ao absterem-se…).
Portanto, acabem com a ilusão: quem não está dentro do circulo do poder, não tem influência sobre pessoas dentro do circulo do poder, não é rico ou não pertence a familias influentes e ricas, é um escravo.
Todas essas pessoas não são verdadeiramente livres, independentes e trabalham para sustentar o grupo de poder. A diferença em relação ao passado é que não é torturado fisicamente…
Estamos a viver um momento igual à década de 30 do séc.XX, denominado a Grande Depressão. Um nó górdio económico e financeiro que só será desatado com a instalação de sistemas ditatoriais e/ou o recurso a guerra. Ou, como réstea de esperança, surgir um movimento que apresente força suficiente para implementar um outro sistema económico e financeiro, à semelhança da atitude dos islandeses.
A insistir na continuação do sistema actual, a soberania territorial poderá manter-se, mas com um Estado falido, à semelhança do que acontece na América do Sul ou África, em que impera a cleptocracia e o poder do terrorismo armado sobre a maioria da população…
11/06/11
Não há novidades...
- Os lideres europeus consideraram que a divida nacional excessiva era a principal ameaça à estabilidade do euro, quando na realidade são os bancos insolventes a verdadeira ameaça. O remédio prescrito foi a austeridade, que não resolve o verdadeiro problema. O índice de vulnerabilidade do sector bancário português é igual a 70 (sendo 100 o valor que indica vulnerabilidade máxima). Fonte: The Economist, Intelligence Unit, 2011
- Os investidores internacionais que negoceiam em obrigações determinam, em grande medida, qual o tipo de decisões que os governos democráticos podem tomar. Será que as democracias devem decidir a sua politica económica em função daquilo que uns milhares de investidores querem ou não querem? Fonte: jornal The Guardian. [Exemplos de investidores: bancos, agências financeiras, correctores de bolsa].
- José Salgado é um dos 3 filhos do banqueiro Ricardo Salgado, presidente do BES. Está a trabalhar num organismo estatal , o Instituto de Gestão da Divida Portuguesa, a entidade responsável pelo organização dos leilões da divida portuguesa… [comprada pelos bancos…]. Fonte: revista Sábado, 11 de Junho de 2011
10/06/11
A ilusão da mudança
27 anos depois, esta entrevista demonstra que as mudanças foram meras ilusões, porque as palavras ditas aplicam-se ipsis verbis à actualidade, o que significa que o status quo das classes dominantes se mantém, apenas mudando a aparência...
http://www.youtube.com/watch?v=Q48aFXRjBCo05/06/11
O dia do juizo final
- hoje Portugal perde a independência devido à corrupção e peculato; será governado por um triunvirato: FMI (ou seja, EUA), BCE (ou seja, Alemanha) e CE (ou seja, os burocratas corruptos)
- ironicamente, é a véspera do dia D, que simboliza o inicio do avanço civilizacional na Europa, após séculos de barbárie.
- este dia representa a morte de todas as conquistas civilizacionais na área dos direitos sociais.
- o (previsível) governo PSD-CDS será um mero fantoche do triunvirato e um executor do modelo sócio-económico capitalista que impera no mundo.
- dias sombrios e de sofrimento, as desigualdades, a exploração, para muitos humanos deste planeta, continuarão a existir...