17/06/11

Análise global

Num país que não é independente, em que é implicitamente governado por instituições estrangeiras, é indiferente quem é ministro. O modelo de governação obedece ao sistema capitalista de economia de mercado, com índole neoliberal, e portanto, todos deviam saber que, quer fosse o Sócrates ou o Passos Coelho, o sistema sócio-económico de governação seria o mesmo (aliás, 42% dos votantes assim manifestaram essa indiferença ao absterem-se…).

Portanto, acabem com a ilusão: quem não está dentro do circulo do poder, não tem influência sobre pessoas dentro do circulo do poder, não é rico ou não pertence a familias influentes e ricas, é um escravo.

Todas essas pessoas não são verdadeiramente livres, independentes e trabalham para sustentar o grupo de poder. A diferença em relação ao passado é que não é torturado fisicamente…

Estamos a viver um momento igual à década de 30 do séc.XX, denominado a Grande Depressão. Um nó górdio económico e financeiro que só será desatado com a instalação de sistemas ditatoriais e/ou o recurso a guerra. Ou, como réstea de esperança, surgir um movimento que apresente força suficiente para implementar um outro sistema económico e financeiro, à semelhança da atitude dos islandeses.

A insistir na continuação do sistema actual, a soberania territorial poderá manter-se, mas com um Estado falido, à semelhança do que acontece na América do Sul ou África, em que impera a cleptocracia e o poder do terrorismo armado sobre a maioria da população…

Sem comentários: