22/11/08

Ela ainda anda por aí...

...a ditadura, claro...

Os membros eleitos do conselho de redacção (CR) da Lusa, órgão que tem por objectivo supervisionar o cumprimento das regras editoriais e deontológicas dentro da própria agência, estranham que os redactores de economia "tenham sido proibidos de utilizar a palavra estagnação para qualificar a evolução de 0,1 por cento prevista para o PIB português em 2009".
Em causa estão os dados mensais de desemprego divulgados pelo IEFP em Outubro. "Ao contrário do que é uso, a jornalista autora da peça recebeu orientação para fazer outra peça a destacar que os Açores tinham sido a região onde o desemprego mais tinha caído em Setembro", indica o comunicado do CR. Isto no último dia da campanha eleitoral nos Açores e quando o comentário divulgado pelo IEFP abria a referir "as regiões em que [o desemprego] tinha aumentado". "Por exemplo, não se fez qualquer peça à parte quanto aos locais onde o desemprego mais subiu", acrescenta também o comunicado, sublinhando que "a Lusa não ficou bem na fotografia".
Mais de 50 por cento do capital da agência Lusa pertence actualmente ao Estado, enquanto os grupos Controlinveste e Imprensa são outros dois accionistas importantes, cada um com mais de 20 por cento. A administração da empresa é nomeada pelo Governo. PÚBLICO

Sem comentários: