02/11/08

Karl Marx, volta que estás perdoado

Durante décadas estigmatizou-se o comunismo com a cartilha do papão e em pleno séc.XXI usa-se o método económico comunista para acudir aos devaneios corruptos da economia de mercado capitalista. A nacionalização dos bancos é um exemplo paradigmático do uso do modelo comunista; com o recente anuncio da nacionalização do BPN por causa da corrupção que grassou neste banco, o ideal marxista foi ressuscitado.
Mas o que é incrível, é que a população não grita a sua revolta ao constatar que o Estado durante 3 anos destruiu o serviço público com o argumento da eficiência capitalista privada, desinvestiu com o argumento da falta de dinheiro, e agora miraculosamente, tem milhares de milhões de euros para DAR aos bancos, para que estes se mantenham a funcionar e a pagar aos accionistas que causaram esta crise com a sua ganância.
Neste momento, qualquer cidadão deve desobedecer civilmente à autoridade do Estado, sempre que este invoque falta de financiamento para os serviços públicos, carreiras profissionais e remunerações. Como disse o coronel Vasco Lourenço: “se estivéssemos na década de 60, estavam criadas as condições para um golpe militar. Não se deve coarctar a cidadania ao povo, e muito menos a quem tem uma arma na mão”.
O cidadão comum pode não ter uma arma, mas pode ter a motivação para a adquirir, tendo toda a legitimidade para o fazer.

Sem comentários: