08/12/09

A onda obsessiva da avaliação

Parece que é a panaceia que vai resolver os males da Humanidade: avaliar. Uma herança da ideologia capitalista, que preconiza que a avaliação determina uma melhor produtividade e cumprimento das regras. Pela quantidade de fraudes concretizadas por elementos de topo dos grupos económicos, supostos avaliadores daqueles que trabalham para eles, nota-se a eficácia da avaliação…
Este instrumento é muitas vezes um método subrepticio de repressão do indivíduo, condicionando-o na sua liberdade e cidadania, com o objectivo de o domesticar e subjugar ao status quo vigente. A avaliação existe exactamente com este intuito, porque a natureza humana é fatalista, e infelizmente, aquilo que devia ter uma função formativa, á aplicada com uma função eminentemente repressiva e penalizadora.
A avaliação construtiva é aquela em que o individuo a busca voluntariamente como um ponto de referência à melhoria das suas capacidades e competências, das quais a comunidade onde se insere vai beneficiar. Contudo, a avaliação que tem sido implementada é com o objectivo de castigar em vez de formar…

Sem comentários: