11/07/11

A economia Pac-Man

O último avanço denomina-se economia de alta frequência, e resumidamente, traduz-se na utilização de supercomputadores e criação de algoritmos complexos que permitam realizar estimativas da evolução dos preços das mais diversas aplicações financeiras. a vantagem deste método está na velocidade de obtenção dos resultados: quanto maior a capacidade de processamento do computador e menor a distância aos servidores dos mercados bolsistas, obtém-se informações antes dos computadores das bolsas, com diferenças de décimos de segundo, o suficiente para decidir ordens de compra e venda antecipadamente, resultando em milhões de lucros mensais.
A diferença de tempo é de tal modo importante que as agências financeiras e/ou correctores financeiros estão dispostos a gastar milhões em colocar o equipamento informático em edifícios fisicamente o mais próximos possíveis dos servidores.
A total dependência nos sistemas informáticos levou a uma crise nas bolsas em 06/05/2010, quando um erro num algoritmo de um computador levou à ordem de venda de milhares de titulos em poucos minutos, levando a uma queda brusca dos índices de bolsa. (http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=446785)

Qual a relação entre isto e a economia real? Nenhuma, o que é significativo da interpretação que se faz da passividade de governos, académicos universitários e economistas em não denunciar activamente esta economia virtual e destrutiva da sociedade...

Sem comentários: