11/09/08

Não há corrupção em Portugal

Julgamento.
Tribunal de Sintra aplicou apenas uma prisão efectiva
Em causa esteve a importação ilegal de álcool de França
A leitura do acórdão de mais de 1800 páginas começou na segunda-feira. Mas para um mega-julgamento, que colocou no banco dos arguidos 200 acusados pelos crimes de associação criminosa, evasão fiscal e homicídio qualificado, sete horas não chegaram. E assim, só ontem, a decisão foi integralmente conhecida. E em dois anos de julgamento, só um dos 200 arguidos acabou ontem por ver decretada a prisão efectiva. E os cinco arguidos acusados de homicídio qualificado na forma de dolo eventual foram todos absolvidos.
A juíza-presidente do colectivo, Maria Amélia Lopes da Silva, afirmou na leitura do acórdão que o tribunal entendeu "não se terem provado factos suficientes" que permitam estabelecer a ligação directa entre as mortes ocorridas na Noruega pela ingestão de álcool misturado com metanol e o facto de os arguidos terem importado álcool de França sem pagar impostos.
Este exemplo comprova a impossibilidade do sistema judicial não conseguir provar a existência de corrupção, embora todos saibam que existe. Por isso, vamos continuar ad eternum com as desigualdades sociais...

Sem comentários: