06/09/08

O anátema da propaganda II

- O Primeiro-Ministro, o ano passado, mais uma vez anunciou com pompa e circunstância, a construção de uma fábrica de aeronáutica em Évora, para produzir um avião de combate a incêndios. A mesma pompa não existiu quando esta semana se conheceu que afinal a fábrica vai para França. Resultados da politica usada para manter o poder…

- Outra parangona foi o anuncio de melhores apoios à gravidez, que se traduzem meramente em articulados legislativos bonitos mas de eficácia nula, porque todos sabem que as empresas colocam entraves às mulheres grávidas, bem como o Estado, como ficou comprovado esta semana.
Num país evoluído e civilizado não seria necessário o projecto, implementado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego:

Projecto EQUAL “Diálogo Social e Igualdade nas Empresas”

PROMOVER PRÁTICAS COM VISTA A IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS NAS EMPRESAS – Projecto “Diálogo Social e Igualdade nas Empresas”

As actuais exigências do direito e de uma organização da sociedade em moldes democráticos determinam que tanto as mulheres como os homens possam exercer, sem discriminação, os seus direitos fundamentais, tanto no que respeita ao trabalho como à família.
Repensar as formas de organização do trabalho no sentido do cumprimento das Leis n.º 99/2003 e n.º 35/2004, nos domínios da igualdade e não discriminação e de protecção em matéria de maternidade e paternidade, faz parte das estratégias que favorecem o equilíbrio entre os sexos, permitindo às mulheres mais tempo de dedicação à carreira profissional e aos homens mais tempo de dedicação à vida familiar.

Encorajar, reconhecer, acompanhar e divulgar as práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens é um dos objectivo do Projecto Diálogo Social e Igualdade nas Empresas, de modo a incentivar as empresas e entidades empregadoras a seguir novos princípios no sentido de se tornarem mais inovadoras no plano social e mais conscientes da importância da adopção e valorização de práticas de responsabilidade social.


Maquiavelicamente, a legislação só permite que esta comissão se debruce sobre o sector privado, impedindo-a de analisar as más práticas das Administração Pública. Quando se é juiz em causa própria…

Sem comentários: