03/09/08

Pós-introspecção

Conclusões basilares:

-> o modelo sócio-económico insidiosamente imposto ao longo dos anos, está a promover relações interpessoais de interesse: novos modelos de relacionamento baseados em mutualismo. A união entre pessoas será não só por sentimentos mútuos mas também por sobrevivência material, especialmente na geração dos 500 e da precariedade. Os casamentos e as uniões de facto serão vistos como um negócio? Na 3ª idade, com a ausência dos filhos mergulhados na exclusividade da produção, os idosos terão de procurar entre si, a complementaridade entre os menos saudáveis e os mais saudáveis; de outro modo, é o alheamento que os espera, empurrados para as estações esperando o comboio do fim da Vida...

-> a sociedade do séc.XXI é tão cruel como a sociedade da Idade Média ou do império romano, com a diferença de que os segundos eram explícitos na sua crueldade. A morte social abunda nos tempos modernos, varrida para debaixo do tapete, sob a capa da solidariedade e dos direitos humanos. Antigamente matava-se explicitamente; agora, deixa-se morrer na valeta, longe dos olhares. A mesma morte mas com forma diferente...

-> conjugação de factores que conduzirão à 3ª guerra mundial: aumento continuado da população, revolução tecnológica que retira emprego, desigualdade na distribuição da riqueza, degradação do ambiente pela poluição.

-> a juventude actual é politicamente ignorante, o que é assaz perturbador. Não possuem qualquer sensibilidade politico-social para compreender as consequências da perda de direitos sociais básicos, vivendo como o gado que entra no matadouro tal como entra na manjedoura.

-> comercialização de jogos de estratégia para PC, que pontuam melhor os personagens que se identifiquem com regimes nacionalistas, autoritários, policiais, ditatoriais do que com os regimes liberais, democráticos, cívicos.

-> o ser humano é intrinsecamente solitário.

Sem comentários: