17/07/08

Extinguir este modelo

O colapso do banco Bear Sterns e a abrupta queda das acções do Lehman Brother - devido à especulação em torno da sua iminente falência - podem ter sido provocadas, em parte, pela acção de operadores de bolsa e fundos de alto risco.
No centro das atenções das autoridades estão práticas de negociação conhecidas como short selling. Na prática, os operadores pedem acções emprestadas para negociá-las no mercado, vendendo-as (virtualmente) a um preço mais alto e comprando-as (realmente) quando o preço desce. Numa operação mais complexa (naked short selling), os operadores nem sequer utilizam acções emprestadas, limitando-se a inundar o mercado com ordens de vendas sobre acções que nem sequer detêm. DN


Nitidamente este modelo capitalista neoliberal está esgotado tal como se esgotou o modelo comunista. O prolongamento do moribundo em estado de coma vegetativo, só vai aumentar o risco de violência social e proporcionar as condições para que ocorra um fenómeno idêntico ao que foi iniciado em 1939 (2ª Guerra).
É extraordinário como a população em geral convive e permite este tipo de instituições, dominadas por uma imensa minoria, e que determinam os destinos de cada um de nós.
Mudar de modelo sócio-económico é imperativo ou então cada um tem de se preparar para o caos que se aproxima.

Sem comentários: