12/07/08

Politicamente incorrecto

"A República precisa de um sobressalto democrático", alertou. Considerou os sindicatos de magistrados uma "aberração" e acusou ainda os juízes de faltarem ao respeito aos advogados. Como exemplo, falou no caso de um juiz que instaurou um processo-crime a um advogado por este se recusar a tirar os óculos escuros graduados ou de um magistrado que desafiou um jurista a sair da sala para resolverem o problema a soco.
E referiu o caso de uma jovem que foi condenada ao pagamento de uma caução de 400 euros, por viajar sem bilhete no metro, e que só não cumpriu a pena de prisão toda porque as outras reclusas conseguiram juntar esse valor.


O bastonário da ordem dos advogados contou estes exemplos como forma de ilustrar a aplicação da justiça portuguesa. Sempre foi um homem sem papas na língua e quem lia as suas crónicas no Expresso a relatar episódios que aconteciam nos tribunais, certamente que sentia que a magistratura era um poder autocrático.
Pode ser que exagere na forma como denuncia as arbitrariedades da justiça, mas que existem poderes tirânicos no sistema democrático português, isso não há dúvida, e esses ficam sempre muito incomodados com quem os identifica sem pudor.

Sem comentários: