23/07/08

A verdade escondida

Nos últimos 5 anos começou a surgir uma convergência de factores que ao agudizarem-se culminaram na actual crise mundial. As alterações climáticas, a explosão demográfica, o decréscimo dos recursos naturais não renováreis, a especulação financeira e a poluição são os factores que convergiram concomitantemente de modo a colocar a Humanidade na incógnita da sobrevivência como espécie a médio prazo. Ecologicamente, a explosão demográfica é a base que sustenta e alimenta os outros factores, sendo estes uma consequência da sua dinâmica. Todas as soluções propostas, são paliativos que apenas adiam o inevitável se não se atacar a causa; o dilema que a Humanidade enfrenta e que tem vindo a dissimular, é a aplicação de politicas de controlo de natalidade. É um truísmo ecológico considerar que o número de indivíduos da população determinam o nível de consumo de recursos: quanto maior o número de indivíduos maior o consumo. Como os recursos são finitos, está criada a equação para a catástrofe.
Mas persistentemente, o conceito de lucro, gerado pela filosofia económica capitalista, tem impedido de se canalizarem recursos financeiros para a pesquisa e investigação de métodos contraceptivos 100% eficazes, sem efeitos secundários, reversíveis e de fácil utilização. Além disso, tem sido a persecução do lucro que levou ao uso continuado, desregulado e excessivo dos recursos naturais, conduzindo à sua depleção e consequentemente, à contaminação dos subsistemas terrestres através dos resíduos inúteis resultantes do seu consumo.
Analisando pormenorizadamente, pode-se inferir que o lucro ou o modelo sociológico do materialismo como objectivo único, conduziu a Humanidade ao limiar da extinção...

Sem comentários: