14/01/11

Ainda existem dúvidas que a economia é virtual?

Transacções
Supermáquinas controlam mercados
por PAULA BRITO - DN

Chama-se High Frequency Trading e é um programa que permite aos investidores da Bolsa ganharem milhões em nanossegundos.
Um flash de 0,0025 segundos é quanto precisa um supercomputador para ganhar milhões na Bolsa. Longe parecem ir os tempos dos talentosos corretores, como Bud Fox (Charlie Sheen, em Wall Street, 1987), em que lhes bastava ditar com rapidez a compra de acções para ganharem milhões.
Passados 23 anos, a realidade bolsista, tal como a economia, mudou muito, como demonstra o lendário broker Gordon Gekko, encarnado por Michael Douglas em O Dinheiro nunca Dorme, um remake do clássico de Oliver Stone. Ou como revelou a personagem da vida real Sergey Aleynikov (ver perfil). Este inventor de um programa super-rápido de computador que permitiu ao banco de investimento Goldman Sachs ganhar milhões trouxe a lume uma realidade que poucos conheciam - o High Frequency Trading (HFT), sistema que consiste na utilização de algoritmos para detectar e explorar movimentos do mercado através do recurso a computadores com elevada capacidade de processamento e com uma enorme velocidade de comunicação.
(..) Tudo porque o "HFT pode amplificar a volatilidade dos mercados e pode ser muito perigoso", alerta, defendendo que "a tecnologia que melhore o desempenho dos operadores e investidores é sempre útil e benéfica, o problema está na forma como essa tecnologia pode ser usada para aumentar comportamentos proibidos, como a manipulação de preços".

Sem comentários: