02/06/08

Corrupção com rabo de fora

Erros detectados nas administrações central, regional e local

Tribunal de Contas detecta despesa pública irregular de 800 milhões no ano passado
02.06.2008 - 17h16
Por Lusa

O Tribunal de Contas detectou despesa pública irregular superior a 800 milhões de euros no ano passado, refere o relatório de actividades desse órgão hoje divulgado."Em virtude da intensificação da acção do Tribunal de Contas foi detectada despesa pública irregular nas auditorias realizadas acima de 800 milhões de euros, nos vários níveis da administração - central, regional e local", pode ler-se nesse relatório. Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados, pagamentos com recurso a operações específicas do Tesouro e transferências de municípios para empresas públicas municipais com um instrumento legal "desadequado".
Estado gastou 485 milhões em negócio que valia um quinto
02.06.2008, Mariana Oliveira

Líder do grupo de trabalho que idealizou sistema de comunicações do Estado decidiu quebrar o silêncio e fala de negócio escandaloso

O Estado está a pagar por uma rede de comunicações do Ministério da Administração Interna um total de 485,5 milhões de euros, cinco vezes mais do que poderia ter gasto se tivesse optado por outro modelo técnico e financeiro. A conclusão vem num relatório escrito em Maio de 2001 pelo primeiro grupo de trabalho que estudou a estrutura desta rede de comunicações e a baptizou de Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).
O medo impede que se asuma taxativamente que a corrupção é a principal causa da depauperação orçamental deste país, sendo a factura paga pela classe baixa e média. Por isso, é imperativo que estes cidadãos resistam activamente à perda de direitos sociais com base no argumento da estabilidade das contas públicas. O problema não está na despesa pública mas no roubo público.
No tempo de Confúcio, os individuos (politicos) corruptos seriam simplesmente enforcados, porque são tão perigosos como qualquer homicida.

Sem comentários: