23/05/09

O Bom torna-se Mau

Com a implementação da avaliação de desempenho na Administração Pública, existiu a argumentação teórica de implementar a meritocracia. Agora está evidente que os objectivos principais foram a poupança nos salários e silenciar os trabalhadores menos 'alinhados'.
Para os cidadãos esta avaliação traz uma possível discriminação: se os funcionários são distinguidos pela sua competência através de uma classificação, então como utente quero ser servido pelos Muito Bom ou Excelente. Quero o médico, o professor, o policia, etc., com estas classificações que me atendam, porque obviamente todos queremos o melhor. E deste modo, o Bom torna-se Mau, porque não vou escolher o funcionário classificado com Bom tendo outros com melhores classificações.
Então na escola como será? Vou querer, como todos os pais, os professores com as classificações máximas; como existem em minoria, e portanto não podem leccionar a todos os alunos, significa que, teoricamente, existem alunos mais privilegiados do que outros, porque vão ser servidos pelos ‘melhores’ professores. Gostaria de saber como, num país democrático, se permite esta discriminação…

Sem comentários: