02/05/09

A raiva

No imediato, vai existir um aproveitamento demagógico do incidente, recorrendo à vitimização. Em principio, toda a violência é condenável; contudo, existem circunstâncias especiais em que é o único recurso disponível para repor a justiça.
Não existe só a corrupção financeira; também existe a corrupção moral. E Vital Moreira é moralmente corrupto. Um indivíduo que no passado foi um destacado militante do PCP, é hoje um feroz defensor do capitalismo neoliberal personalizado pelo governo socialista. Esta inversão ideológica só é justificada para satisfazer ambições pessoais. Ou como diz o povo, para tratar da vidinha. Um individuo que durante anos não teve qualquer intervenção politica, e que recentemente apenas ganhou uma coluna no jornal PÚBLICO, que usou como plataforma de propaganda do governo socialista, recebendo o prémio de um lugar no Parlamento Europeu por esse trabalho. Esta atitude provoca raiva e enoja qualquer pessoa moralmente íntegra, produzindo nos mais fracos comportamentos de extravasamento violento.
Existe um rol de personagens no nosso país que fizeram o mesmo percurso moralmente corrupto, vendendo-se por 30 dinheiros: Zita Seabra, Pina Moura, Durão Barroso, Augusto Santos Silva, etc., etc..
O cidadão assiste frustrado a esta degradação ética e moral da sociedade em que vive, e vê-se na contingência de optar por duas situações: envereda pelo mesmo caminho de comportamentos individualistas ou uma das reacções à frustração é a violência…

Sem comentários: