23/01/10

O sentido da Vida

Chegou o momento ideal de fazer um balanço desta participação cibernética. A conclusão é que não produziu efeitos visíveis e palpáveis. O tempo dedicado, as milhares de palavras escritas, conduziram a alguma mudança? Apenas desabafos de frustrações, raivas, injustiças, num típico regime de desigualdade social. As acções é que são relevantes; as opiniões são efémeras.

Por isso, o tempo é escasso e precioso para ser consumido em opiniões, e será utilizado nas acções.

Tudo vai continuar na mesma durante os próximos séculos:

- hierarquia social,

- grupos de humanos a dominar outros,

- exploração de pessoas,

- desigualdade sociais, de distribuição de riqueza, de acesso ao poder

- grupos de humanos mais poderosos e impunes ao desrespeito das regras

- destruição paulatina do ambiente


Olhamos a história e sempre foi assim: os regimes politico-socio-económicos foram se sucedendo mas persistiam as causas que levaram à mudança no novos regimes.

A inevitável tragédia da contagem do tempo e da existência da morte, é uma ambivalência: tanto leva a comportamentos assertivos e abnegados como a perigosos comportamentos niilistas.

Portanto, a consequência imediata é cada um tratar da sua vida, com decisões e acções que o conduzam a patamares elevados da hierarquia social; uns têm sucesso e outros têm insucesso, o ingrediente necessário para a violência…

O caminho será inexorável: a Humanidade continuará com os mesmos desequilíbrios porque para os alterar seria necessário alterar a natureza e condição humanas, algo que cai na esfera do utópico.

Esse caminho será finalizado pelos limites quantitativos da Natureza, e quando forem atingidos, uma página será encerrada na história do planeta Terra…




Sem comentários: