09/01/10

A pressão do sucesso

O peso insuportável de 2 milhões de libras. Stuart Donnelly morreu

por Marta Cerqueira, Publicado em 08 de Janeiro de 2010


A polícia britânica está a investigar a morte de Stuart Donnelly, de 29 anos, conhecido por ser a pessoa mais jovem a ganhar a lotaria, na altura com 17 anos.
Donnelly foi encontrado morto em sua casa, em Castle Douglas, Escócia.
Em Novembro de 1997, ganhou quase 2 milhões de libras e foi uma das 13 pessoas a dividir o prémio de 25 milhões. Donnelly ganhou popularidade na Escócia por ter comemorado brindando com Coca-Cola, visto ser novo de mais para beber álcool.
Antes de ganhar o prémio, Donnelly trabalhava numa farmácia. Com o dinheiro do prémio comprou uma casa para os seus pais, uma para si e um lugar cativo no estádio do Celtic. O jovem doou 15 mil libras para um hospital de Glasgow, onde o seu irmão era tratado devido a uma doença genética.
Em 2003, Donnelly deu uma entrevista onde contou os problemas que passou depois de ter ganho o prémio. “É muito difícil lidar com toda a atenção que recebi. As pessoas ficavam em frente à minha casa, exigindo muito de mim e da minha família”, explicou.


Porque não acontece o mesmo comportamento das pessoas com todos os outros que são ricos?

Talvez porque nestes casos a inveja subconsciente das pessoas não aceite que um seu conterrâneo, de origem modesta como a sua, possa subir na escala social enquanto elas não podem. Enquanto os outros já os conheceram ricos ou atingiram esse estatuto através de variados meios, neste caso conheceram a pessoa modesta a passar rapidamente para um patamar superior, e por isso, consideram obrigação moral do premiado em também os ajudar a atingir o degrau acima.

Sem comentários: