26/10/08

Nem os neardentais eram assim

É esta a sociedade que temos. Os nossos antepassados hominídeos procediam a exéquias fúnebres dos membros do seu grupo, como está documentado em vários locais arqueológicos. Os seus descendentes vivem em grupo, não vivem em sociedade, e são obrigados a desprezar a sua ascendência. E assim, qualquer um de nós não é mais do que um ponto final no meio de mil volumes de livros…

Cerca de 80 corpos ficam por reclamar todos os anos

Todos os anos, cerca de 80 corpos ficam por reclamar nos gabinetes médico-legais do Instituto de Medicina Legal, a maioria de sem-abrigo, toxicodependentes e imigrantes.
Dados do Ministério da Justiça avançados à agência Lusa indicam que, no ano passado, ficaram por reclamar pelas famílias 67 corpos e este ano são já 55, a maioria em Lisboa (18) e no Porto (16).
«São essencialmente casos de pessoas idosas desprezadas pela família, que morrem sozinhas na habitação, num hospital ou num lar de idosos da Segurança Social e depois as famílias não os reclamam para, se calhar, não terem a despesa inerente a um funeral», disse à agência Lusa o presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), Duarte Nuno Vieira.
DN

Sem comentários: