31/01/09

O milagre da multiplicação

31.01.2009 - 09h51 PÚBLICO

A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”, que investigou o património da família do primeiro-ministro. (…) Como a empresa estava num “offshore”, os compradores beneficiavam de uma tributação muito mais reduzida ao nível do valor do património, conta ainda o “Correio da Manhã”.
A mãe do primeiro-ministro tem uma pensão mensal de mais de três mil euros, do Instituto Financeiro da Segurança Social, mas o gabinete do primeiro-ministro não disse àquele jornal qual era a profissão de Maria Adelaide Carvalho Monteiro.
Outras perguntas a que o jornal não teve resposta do gabinete de José Sócrates foram:
- a quem foi comprada a sua actual residência,
- com que dinheiro pagou a parte que comprou à sua ex-mulher,
- com que dinheiro é que a mãe do primeiro-ministro pagou o seu apartamento?
Gabinete de ministra escolhe empresas para eventos
Por Graça Rosendo - SOL

O Governo encena meticulosamente as cerimónias públicas, indicando inclusivamente as empresas que as devem organizar. Num caso recente, envolvendo o Ministério da Saúde, uma troca da empresa organizadora aumentou quatro vezes o custo do evento, passando de 8 mil para 33 mil euros (e mesmo assim após renegociação, já que a factura atingia os 44 mil).
A organização do evento estava a ser feita pela empresa Companhia das Ideias, que, segundo soube o SOL, tinha acertado com a Unidade de Missão para os Cuidados Continuados Integrados (UMCCI), uma despesa não superior a 8.500 euros – para alugar uma sala, montar a estrutura técnica de som, imagem e toda a logística da cerimónia, além de estar previsto enviar também os convites às individualidades e instituições que deveriam estar presentes.

Sem comentários: