31/05/08

A besta que nos suga lentamente

Preços voláteis
Mas há outros factores difíceis de prever e que introduzem um risco acrescido: o da volatilidade. Refere o documento que "os preços poderão ser mais voláteis do que no passado"; entre outras razões, porque "os investimentos especulativos e não comerciais entram e saem dos mercados de futuros agrícolas de acordo com as oportunidades de lucro". PÚBLICO

Há fortes suspeitas de fraude e outros crimes nos sucessivos aumentos dos preços do petróleo. As autoridades norte-americanas suspeitam de manipulação nos preços do petróleo negociados no mercado de Nova Iorque.
A comissão que supervisiona a negociação de matérias-primas abriu um processo de investigação aos movimentos de transporte, armazenagem e negociação de petróleo feitos nos Estados Unidos, desde Dezembro de 2007.
Como reacção a esta notícia, os preços do petróleo recuaram esta sexta-feira e chegaram mesmo a negociar-se abaixo dos 125 dólares por barril. Ou seja, menos 10 dólares do que o máximo histórico atingido a semana passada. TVI

Para quem está alerta, nada disto é novidade e já há muito tempo que percebia que os preços são manipulados pela economia da bolsa, para sustentar os lucros imorais dos bancos, correctoras e investidores.
É o que acontece quando se aceita a implementação do neoliberalismo económico, se dá rédea solta a esta besta sem controlo, que alimenta o luxo de poucos em detrimento do sacrifício de muitos, com base em transacções virtuais…

Sem comentários: