10/12/08

A faúlha que ateia o fogo (cont.)

Cai que nem uma luva no panorama português:

Porque "não toleramos mais este Governo [do primeiro-ministro Costas Karamanlis], temos 25 anos, terminámos os estudos, não temos dinheiro e só nos resta partir para o estrangeiro", afirmou Anastassia Kotzamani, uma recém-licenciada em Sociologia de 25 anos citada pela AFP. Porque "há toda uma geração que vê os seus pais endividados até aos dentes e que sente que o futuro não lhes vai trazer nada de bom", explicou ao Guardian Christos Mazanitis, um jornalista de Atenas. "Estes motins são sobre o medo e o desespero."Théo Livanios, um analista do instituto de sondagens Opinion, considera, citado pela AFP, que "para lá de umas poucas centenas de vândalos que se dedicaram a partir tudo há uma explosão de cólera da juventude contra a polícia que, tal como o Estado, não é vista como uma instituição que trabalha para o bem comum".
Na lista de causas para esta "revolução", à qual o Governo conservador poderá não sobreviver, está também a corrupção no sector público, a falta de investimento em sectores chave como a educação ou a saúde, a degradação dos subúrbios e o autismo de um poder que "não percebe os verdadeiros problemas das pessoas".
"Tenho 73 anos e nunca vi nada assim", disse à Reuters Thomas Siozos, à frente da sua loja vandalizada. "A morte do rapaz foi uma desculpa. O Governo não pode cuidar apenas dos ricos." J.A.

Sem comentários: