21/12/08

O fruto da desigualdade

Um exemplo da anarquia em que um país se pode envolver, caso não possua politicas de distribuição da riqueza:

A população de Ciudad Juárez, no Norte do México, tem mais um motivo para andar aterrorizada: a ameaça em panfletos anónimos colados à porta das escolas exigindo aos professores que entreguem os seus abonos de fim de ano, caso contrário verão alunos sequestrados.
Não há senão pistas dos autores da chantagem: as autoridades oscilam entre os cartéis de narcotraficantes que trazem a cidade assustada e bandos de delinquentes que se querem aproveitar da instabilidade.
Ciudad Juárez vive tempos dementes. É o epicentro da guerra entre os grandes gangs da droga, em luta pelo domínio do mercado norte-americano, e entre estes e as forças de segurança. Só este ano, lembrava ontem a BBC online, foram ali mortas mais de 1400 pessoas. Os assassínios, ou mesmo massacres, são quase diários.
As notas vêm aparecendo coladas às portas. Uma delas foi colocada no muro de um jardim infantil. Todas têm em comum a mesma chantagem: os professores entregam o seu 13º mês ou arriscam-se a ver os alunos, um dia destes, desaparecidos. Muitos pais estão a tirar os filhos das escolas.
O medo está também de pé nos hospitais. Na semana passada, de acordo com aquela estação, médicos manifestaram-se para denunciar eles também ameaças de raptos. Homens armados têm entrado nos estabelecimentos clínicos para levarem consigo pessoas em tratamento. PÚBLICO

Sem comentários: