13/04/08

Dividir para reinar

Aquilo que eu temia aconteceu: o ME está a seduzir os titulares com redução de horário e outros rebuçados. Verdade seja dita, os nossos colegas titulares estiveram pouco interventivos porque sentiam que as mudanças não os afectavam muito, até ao momento em que se confrontaram com o método de avaliação proposto. Se o ME os conquistar, perdeu-se a batalha, mas eles pagarão um preço caro, porque vão lentamente ser ostracizados pelos colegas subordinados e vão entrar numa era de conflito regular.
Como disse um futuro avaliador, existe um grupo que vai ser altamente beneficiado com este ECD: os advogados...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro colega
Sou titular, em final de carreira e, pelo que tenho visto, são exactamente os professores titulares os mais activos na luta contra esta política do ME.
Não queiramos ser nós a fazer a divisão entre os professores. Aqui a questão não é entre titulares e não titulares. A "guerra" é entre professores e ME.

Mário disse...

Até agora, a questão nunca foi entre titulares e suplentes; mas com o entendimento, os titulares perspectivam uma melhoria nas condições de trabalho, enquanto que os suplentes (a maioria) poucas melhorias obtiveram. Temo, a médio prazo, as consequências desta diferenciação.