20/04/08

Paranoia

Numa visita surpresa ao Hospital dos Covões (Centro Hospitalar de Coimbra), a Ordem dos Médicos (OM) diz ter detectado médicos ainda no período inicial de formação a atender doentes sozinhos, apesar de não o poderem fazer sem a supervisão de um médico sénior - uma situação que "é ilegal" e que, segundo o Conselho Nacional do Médico Interno, se vem generalizando.
(…)"Pensávamos que seria impensável: um interno tinha saído da faculdade há três meses, outro era um licenciado com 1,5 anos de prática. Como é que se pede a uma pessoa com três meses, que não pode passar receitas, que dê alta sem tutela?", critica Pedro Nunes.
(…) Rui de Melo Pato admite que o facto de estes médicos custarem menos ao hospital também pesa: "Não há nenhum conselho de administração que não tente optimizar meios de modo a fazer o melhor possível ao menor custo. Todos os cidadãos que pagam impostos agradecem.
(…) “A grande razão é a poupança. Oito euros à hora [valor que um interno recebe até ao 3º ano de internato] é fantástico para as administrações.” PÚBLICO

Será que o administrador numa situação de doença aguda aceitaria ser observado por um médico internista? Ou a sua família?
Desafio o administrador a questionar os utentes das urgências se eles agradecem serem atendidos com base numa lógica de poupança e por técnicos inexperientes; talvez tenha uma surpresa desagradável com as respostas que obteria…
A obsessão paranóica com o orçamento e o défice levou à degradação sócio-economica de várias classes profissionais, com evidentes prejuízos para os cidadãos. €8/hora para pagar a um profissional com milhares de horas de formação especializada e um investimento de milhares de euros? Perante estes valores qual o a credibilidade do argumento governamental de "melhor qualificação, melhores condições salariais"?

Como cidadão não aceito a desculpa da falta de dinheiro, num país que há 22 anos recebe dinheiro sem juros no valor de milhares de milhões de euros. Quando usam o argumento económico, simplesmente respondo: SEJAM MENOS CORRUPTOS!

Sem comentários: