27/04/08

Um dos sinais do Apocalipse?

Uma extensa reportagem do jornal PÚBLICO de hoje, sobre o tema do aumento da fome a nível mundial devido à escalada dos preços dos alimentos, veio colocar em evidência a sobrevivência da espécie humana. Nenhum dos problemas corriqueiros quotidianos (profissionais, económicos, etc.) tem qualquer importância perante este singelo facto de existir o risco de não haver quantidade suficiente de alimentos para todos os seres humanos, incluindo-se aqueles-os dos países desenvolvidos- que normalmente não tinham esse problema.
Curiosamente, de todos os organismos internacionais citados na reportagem, nenhum apresentou a única solução viável para evitar uma possível catástrofe: o controlo da natalidade da espécie humana.
Existem dois factos incompativeis:
- o planeta é um sistema fechado
- o aumento contínuo da população humana
As soluções tecnológicas apenas adiam o inevitável se não se atacar o aumento demográfico. Mantendo este status quo, cada um deve-se preparar para os tempos de violência que se avizinham e provavelmente para a 3ª guerra mundial.
Actualização:
Director da CIA receia crescimento populacional
02.05.2008 – PÚBLICO

O crescimento populacional e a maré cheia da imigração são os novos desafios que os Estados Unidos terão de enfrentar no próximo meio século, considerou o director da CIA, Michael Hayden, num discurso na Universidade do Kansas. Em 2050, o número de seres humanos na Terra deve subir dos actuais 6700 milhões para 9000 milhões. Nos próximos 40 anos, disse Hayden, citado pelo jornal The Washington Post, o crescimento projectado de 33 por cento da população será um dos factores mais significativos para a segurança no século XXI.A pressão populacional reduzirá os recursos e alimentará movimentos extremistas e de insurreição civil em vários pontos do globo, disse Hayden. "A maior parte do crescimento populacional será nos países com menos condições para o suportar."Espera-se que a população do Níger e da Libéria triplique nos próximos 40 anos. A pressão para garantir alimentos, abrigo e emprego para tantos milhões de pessoas "pode fazer com que muitos se sintam atraídos pela violência ou pelo extremismo", considera o director da agência de espionagem norte-americana.Nesta visão da CIA, os países mais ricos, as divisões étnicas e raciais, sublinhadas pela imigração, podem criar problemas de segurança, em especial nos países europeus com muitos imigrantes muçulmanos.

Sem comentários: