24/04/08

O 25 de Abril morreu

Como foi confirmado nos últimos 3 anos, os princípios políticos humanistas do 25 de Abril foram assassinados pela primazia do dinheiro e do lucro, tal como aconteceu antes do 25 de Abril.
Um exemplo concreto foi a aprovação do Tratado de Lisboa pelos governos europeus: nenhum auscultou por referendo quem tinha o direito de se pronunciar. Num golpe de teatro, alteram o nome do antigo tratado constitucional e impõem ditatorialmente um documento jurídico que afectam os cidadãos sem que estes pudessem exercer o direito democrático de aceitá-lo ou rejeitá-lo. Esta manobra politica é característica de uma ditadura e não de um regime idêntico ao que se queria com o 25 de Abril.
Como disse Lampedusa, "é preciso que algo mude para que tudo fique na mesma" : o poder continua a ser disputado exclusivamente por camadas elitistas da população que possuem mecanismos que impedem todos os outros cidadãos de poderem se candidatar a exercer esse poder. Tal e qual como acontecia na ditadura do Estado Novo e em todos os regimes políticos anteriores.

Sem comentários: