15/04/08

Lá fora, a união é transversal

EXPRESSO

40 anos depois de Maio de 68
Estudantes manifestam-se com os pais em Paris


Os estudantes liceais franceses radicalizam os protestos contra a supressão de postos de professores mas manifestam-se esta tarde acompanhados pelos pais e educadores.

Daniel do Rosário, correspondente em Paris


Milhares de estudantes liceais franceses, acompanhados pelos pais e professores, manifestam-se de novo esta terça-feira em toda a França contra o projecto do governo de suprimir 11.200 postos de professores no próximo ano lectivo.
40 anos depois da revolta de Maio de 68, quando os estudantes bloquearam a França durante um mês, os alunos do secundário radicalizaram o movimento iniciado há algumas semanas.
Nas manifestações dos últimos dias verificaram-se alguns incidentes no decorrer dos desfiles e diversos liceus e colégios continuam ocupados pelos estudantes na região de Paris. Mas as reivindicações dos alunos são completamente diferentes das de há quarenta anos, quando os estudantes contestavam, através de autênticas cenas de guerrilha urbana, a ordem e a autoridade, incluindo as dos pais e dos professores. Hoje, os estudantes pedem mais professores, melhor qualidade do ensino, mais vigilantes e maior segurança nas escolas.
Determinadas e muito mobilizadas, as associações estudantis e de pais, bem como os sindicatos de professores, marcaram já novas manifestações para os próximos dias. Para o desfile desta tarde em Paris, que devera mobilizar mais de 20 mil manifestantes, as autoridades aconselharam os comerciantes das zonas por onde vai passar o cortejo a fecharem os estabelecimentos.
A oposição socialista acusou o governo de ter instalado "uma lógica de braço-de-ferro" com os estudantes que poderá, a prazo, cair num "perigoso apodrecimento" da situação. O ministério da educação garantiu estar aberto ao dialogo com os organismos representativos do sector, mas mantém a intenção de levar por diante o plano de diminuição de professores dizendo que o projecto "não tem incidência na qualidade do ensino".

Sem comentários: